quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sem pátria


Já estou longe do meus país há 7 anos, e durante este tempo tenho me sentido cada vez mais longe da cultura do Brasil. Quando estou lá, e são bem poucas as vezes, sinto que sou estrangeira, pois estou totalmente por fora do conhecimento da política, economia, comportamento, moda, etc...
No entanto estando em Portugal não me sinto em casa como os portugueses, sou mesmo estrangeira e muitas vezes eles não me deixam esquecer que sou estrangeira.
Estão sempre a espera que eu tenha um comportamento tipicamente brasileiro: dance samba, goste de praia, seja burra, etc.
Outra situação que me aborrece muito é quando querem fazer um comentário mal de algum brasileiro e me pedem desculpa por isso. Isto me deixa extremamente ofendida, ninguém tem que me pedir desculpas por dar uma opinião sobre um indivíduo que eu sequer conheço e por quem eu não sou responsável. Em qualquer lugar do mundo existem: pedófilos, mentirosos, ladrões, prostitutas, canalhas, aldrabões, preguiçosos, etc. Por isto ninguém e nem eu devemos ser responsáveis pelas besteiras que outros fazem.
E neste contexto todo eu sinto que não tenho pátria, pois já estou longe há um tempo demasiado longo do Brasil e já estou há tempo suficiente em Portugal para ser aceita como igual, mas ainda não sou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por me "ouvir"