segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Wanderlust


Wanderlust é uma palavra alemã que significa “desejo por viajar”, há quem seja mais poético e descreva como sendo um “forte desejo por viajar e explorar o mundo em busca da sua própria existência”. Eu nunca senti este desejo de andar a viajar por aí, acho que por medo. O mundo tornou-se em um lugar perigoso, cheio de gente paranóica e radical ou então sou eu que sou assim, cheia de medos.

Entretanto fico sempre fascinada quando viajo e conheço uma cidade nova, talvez o meu problema seja na hora de vir embora, não gosto de vir embora, me sinto angustiada quando chega a hora de fazer as malas. Isto pode se traduzir pelo facto de não querer voltar para a minha realidade, a vontade é ficar vivendo daquela sensação de novidade. No entanto, como a dor de vir embora é maior que o prazer da viagem, eu prefiro não viajar.

Algumas vezes passo alguns minutos “viajando” por aí através do Google Maps. Escolho um país e ando pelas ruas com a opção Street View (o bonequinho laranja), observo as casas e me imagino morando nelas, me imagino andando por aquelas ruas e sinto uma sensação boa de novidade, de virar de página. Imagino que estou rodeada de pessoas bem dispostas e que faço o que gosto para viver e que tenho tempo para viver, que não ando nesta correria como ando aqui.

Não tenho viajado muito por aí, se eu for marcar em um mapa os locais por onde estive, vou precisar de poucos pins para afixar, no entanto foi sempre maravilhoso e encantador. Este ano tenho uma viagem marcada para Alemanha, para a casa de um amigo em Born. De lá vamos de trem à Amesterdão (Holanda), vai ser a minha primeira vez aí e vou trazer fotos maravilhosas de lá. Já sei que vou sentir aquela sensação de não querer mais vir embora, mas faz parte de mim e tenho que trabalhar isto na minha mente.

Quantas pessoas não gostariam de viver onde vivo? Milhares! Então não posso não querer voltar para aqui…. Mas o problema não é o lugar, amo isto. O problema são as pessoas que complicam a minha vida, gente infeliz com as quais me cruzo e tenho que conviver que tornam o meu dia-a-dia amargo e difícil de digerir. Mas isto é tema para outra conversa. Podem até está a pensar: mas então viajar é se libertar temporariamente deste quotidiano duro, aproveita! E isto que vou fazer, desfrutar.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por me "ouvir"