segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Talento

Desde de pequena que eu sonhava em ter algum talento para as artes: desenhar, escrever, representar, cantar, etc. mas já aí eu sabia que não tinha talento nenhum: as minhas redacções na escola nunca eram elogiadas, por muito que me esforçasse; quando cantava sob o chuveiro, logo ficava com dor de garganta, desafinava e ficava sem fôlego; os meus desenhos eram medianos, nada de extraordinário.

Quando eu deixei de querer ser professora, sonho da maioria das crianças do meu tempo, eu sonhava em ser escritora ou publicitária. Eu até admito que pudesse ter conseguido, pois acho que faltou o empurrão de alguém, isso é muito importante. Alguém que me dissesse que se eu queria ser escritora, deveria largar as bandas desenhadas (gibis) e me dedicar à leitura de literatura à sério. Ou quando eu atingisse a idade de entrar na universidade, tivesse alguém que me ajudasse a mudar de cidade e a perseguir o meu objectivo de ingressar no curso de publicidade, que na minha cidade não tinha.

Quando somos jovens, somos tão fracos de ideias! Por isso que é muito importante ter o apoio de alguém, mesmo que seja só para aconselhar. A gente só aprende a viver depois que envelhece.

Agora, com 35 anos o meu sonho é ser fotógrafa. Sim! Eu não deixei de sonhar... Mas agora já sei que é possível, e que se eu não tenho talento para isso, tenho que trabalhar o dobro ou o triplo de quem tem. Tudo é uma questão de prática, de exercício, quem nasceu com dom até pode se esforçar menos, mas quem não nasceu tem que trabalhar muito.

Esta conversa me fez lembrar um texto maravilhoso que eu encontrei por aí pela Internet e que oportunamente publico aqui. E publico fotos de minha autoria, para mostrar que o sonho continua e eu trabalho nele.

"UM MEIO OU UMA DESCULPA

"Não conheço ninguém que conseguiu realizar seu sonho, sem sacrificar feriados e domingos pelo menos uma centena de vezes.
Da mesma forma, se você quiser construir uma relação amiga com seus filhos, terá que se dedicar a isso, superar o cansaço, arrumar tempo para ficar com eles, deixar de lado o orgulho e o comodismo.
Se quiser um casamento gratificante, terá que investir tempo, energia e sentimentos nesse objetivo.
O sucesso é construído à noite!
Durante o dia você faz o que todos fazem.
Mas, para obter um resultado diferente da maioria, você tem que ser especial.
Se fizer igual a todo mundo, obterá os mesmos resultados.
Não se compare à maioria, pois, infelizmente ela não é modelo de sucesso.
Se você quiser atingir uma meta especial, terá que estudar no horário em que os outros estão tomando chope com batatas fritas.
Terá de planejar, enquanto os outros permanecem à frente da televisão.
Terá de trabalhar enquanto os outros tomam sol à beira da piscina.
A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores pois...
Quem quer fazer alguma coisa, encontra um MEIO.
Quem não quer fazer nada, encontra uma DESCULPA."
Roberto Shinyashiki"
Ponte Vasco da Gama

palinhas ou canudinhos

Morango na água

Praia da Adraga - Sintra



4 comentários:

  1. Lindas fotos!!! Faz tempo que não passo por aqui!!! Mesmo depois de você ter passado lá na minha mina de esmeraldas hahahaha!!! Mas você tem realmente um talento incrível!!! ADOREI

    ResponderEliminar

Obrigada por me "ouvir"